Por que morar em São Paulo é tão ruim?

Guilherme Góes
4 min readOct 27, 2016

--

São Paulo não é um lugar muito agradável para se viver. A cidade possui a economia mais forte da América latina e as melhores oportunidades de emprego; mas isso não significa necessariamente que a qualidade de vida seja boa por aqui. De fato, certos problemas são constantes na rotina diária, e isso tira muito do encanto dessa metrópole.

Eu vou citar as coisas que mais me incomodam morando aqui:

Superlotação

São Paulo é uma cidade superlotada: são mais de 12 milhões de pessoas vivendo aqui. O poder público não cumpre seus deveres e não investe muito em infraestrutura, agravando diversos problemas.

Tudo em São Paulo é lotado. Nos ônibus, as pessoas são transportadas em situações desumanas. Os metrôs são verdadeiras “latas de sardinhas”, na qual as pessoas são enfileiradas de maneira desconfortável. O trânsito é simplesmente um caos, e um cidadão comum geralmente leva horas para percorrer alguns quilômetros.

Não existem horários de picos por aqui. O transporte público está lotado a qualquer hora do dia, e o engarrafamento está sempre intenso. Tudo está lotado há todo momento.

Além disso, um cidadão paulista não passa por esse tipo de situação apenas em momentos ligado ao trabalho: também irá sofrer com a superpopulação nos momentos de lazer. Baladas, cinemas, restaurantes, bares, casas de shows, praças de alimentação e shoppings são superlotados durante os finais de semana (e durante a semana também), fazendo com que gaste longos períodos de espera em filas; muitas vezes aguardando mais tempo esperando por algo do que se divertindo. A superlotação está presente em todos os lugares e em todos os horários em São Paulo.

Trânsito

O infame trânsito de São Paulo é reconhecido em todos os lugares do mundo. É muito comum para praticamente todos os moradores da cidade passar horas e horas presos em engarrafamentos. Adicione 2 horas para qualquer lugar que você deseja ir.

O trânsito simplesmente impede sua vida. Atrasos, frustrações, ansiedade e raiva são causados pelos congestionamentos e isso inferniza a vida de qualquer um. O trânsito impede que você tenha uma vida social e educacional saudável, pois ele irá te destruir a ponto de não sobrar forças alguma para você realizar alguma outra atividade após o trabalho. O trânsito é o demônio na vida do paulista.

A “ambientação”

A “ambientação” — eu nem sei se essa palavra existe, mas eu uso sempre para referir-me ao ambiente- em São Paulo é simplesmente deprimente. As ruas são destruídas e sujas. As calçadas são íngremes. Existem pichações escrotas e sem sentido em absolutamente todos os muros da cidade. As pessoas estão sempre com pressa, andando rapidamente e trombando uma nas outras. O clima também não ajuda muito, pois grande parte dos dias são cinzentos e frios, fazendo com que o ambiente fique ainda mais feio e triste.

Violência

A violência em São Paulo está presente em todos os lugares. Todos os dias, ouvimos notícias de crimes, assassinatos, mortes, estupros, sequestros e acidentes.

Ninguém pode andar ou ficar em uma praça tranquilamente com um celular ou algum outro bem eletrônico, pois corre o risco de ser assaltado. É necessário está sempre “ligado” quando for sair de um banco, pois assaltos do tipo “saidinha” são rotineiros. Em alguns bairros, ninguém consegue sair nas ruas durante a noite; a garantia de ser assaltado é de praticamente 100%. Já em bairros de periferia, a situação piora: os funcionários dos correios sequer se atrevem a entregar correspondências em algumas áreas devido ao alto número de assaltos. Taxistas e motoristas de Uber também tem receio de entrar em alguns bairros. Não há segurança nesta cidade.

Alto custo de vida

São Paulo é uma das cidades mais caras para se viver no Brasil. Se você não ganhar relativamente bem, não irá conseguir ter uma vida boa. O custo com moradia é muito alto. Alimentação também gera gastos enormes no seu orçamento (mais do que em outras cidades). O transporte público é caro, e o serviço oferecido ao usuário é horrível. O lazer em São Paulo é caríssimo; uma noite de boa diversão não irá sair por menos de R$100.

Prepare o bolso antes de pensar em morar aqui.

Como uma pessoa pode ser feliz passando por este trânsito todos os dias?

A cidade de São Paulo não é muito agradável. Possui um trânsito infernal, um custo de vida ridículo, uma ambientação horrível e uma criminalidade crescente. A cidade possui muitos outros problemas, mas eu citei apenas aqueles que mais me incomodam.

São Paulo não é mais a “terra da oportunidades”, como foi há alguns anos atrás. A única oportunidade que você vai encontrar aqui é de ter uma vida ruim e estressante.

--

--

Guilherme Góes
Guilherme Góes

Written by Guilherme Góes

Estudante de jornalismo. Escrevo sobre o que tenho vontade, sem compromisso em tentar emular algum tipo de intelectualidade ou agradar terceiros.

Responses (1)